quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Entrevista - Pedigree



Pedigree. O quê e por que.

A DE RAÇA foi até ao diversificado canil Altos do Miramar, entrevistar seu proprietário, o zootecnista e criador, Sr. José Otávio de Almeida Silveira.
Zé Otávio é o atual presidente do Kennel Clube do Estado da Paraíba e, por isso, a DE RAÇA o procurou para falar sobre o Pedigree. Saber qual a importância deste documento e o porquê em adquirir filhotes com Pedigree.

DE RAÇA: O que é o Pedigree? O que consta no documento de Pedigree?
Zé Otávio: O Pedigree é o documento de registro do cão, emitido pela CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia e reconhecido internacionalmente pelo FCI – Federação Internacional de Cinofilia. No documento de Pedigree consta o nome do exemplar, data de nascimento, número do registro (RG) e os nomes, RG’s e títulos dos parentes do animal até a 3ª geração.

DE RAÇA: Como funciona? Como se adquire o documento de Pedigree?
Zé Otávio: De duas maneiras: 1) comprando filhote oriundo de pais registrados, ou seja, que possuam Pedigree e cujo criador submete a ninhada à vistoria do Kennel Clube local, o qual aprova cada filhote individualmente à aptidão ao registro; e 2) Levando o animal para avaliação de, pelo menos, três juízes distintos, sendo avaliado como exemplar que apresente os padrões da raça.

DE RAÇA: Quanto custa para emitir o Pedigree?
Zé Otávio: R$ 33,00.

DE RAÇA: Qual a importância do Pedigree e por que se deve adquirir um cão com Pedigree?
Zé Otávio: A maioria das pessoas, criadores ou não, deve observar que o Pedigree não é um mero papel com informações sobre o cão. No caso de criadores, se pode obter, através da árvore genealógica, os resultados das campanhas realizadas pelos descendentes do exemplar nas disputas de campeonatos, qual trabalho genético aquele criador vem desenvolvendo e quais as qualidades e possíveis problemas você pode esperar daquele cão. Se tratando de não criadores, passa a ser importante também principalmente para saber o que esperar daquele filhote quando virar adulto e saber informar as origens nos casos de reprodução.

DE RAÇA: Quais são os riscos em adquirir um cão sem Pedigree?
Zé Otávio: Ao adquirir um cão sem Pedigree, o novo proprietário jamais saberá ou terá a possibilidade de saber o que esse cão pode trazer de benefícios para sua criação em um cruzamento futuro. Não se sabendo também da procedência, poderá adquirir cães com problemas que se manifestarão mais cedo ou mais tarde. Além disso, o filhote com Pedigree tem a garantia de que pertence àquela raça e vai virar um cão adulto conforme o esperado.
Pedigree. Conclusão DE RAÇA

Ao escolher seu filhote, exija o Pedigree. Procure criadores sérios da raça escolhida na sua região ou mesmo fora. O Kennel Clube local fornecerá a relação de criadores que você precisa para fazer contatos. Conheça os pais do filhote que está adquirindo, veja onde e como eles vivem. Saiba como seu filhote ficará quando estiver adulto. Essas são algumas dicas para que você seja feliz com seu novo companheiro.

3 comentários:

  1. Moro em Natal e omprei uma filhote de Beagle com pedigree em Dez\09 em João Pessoa de um renomado criador e até esta data 05\07\10, apesar de muita insitência não me mandam o pedigree. Como devo agir num caso desse? Pois, só recebo desculpas de que já foi enviado, estão enviando, telefono, vou pessoamente e nada! Me ajudem por favor. Meu e-mail: marcelop.dasilva@uol.com.br Brigado, Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. meu amigo, eu tenho um chow chow sem pedigree de mais ou menos 1 ano e meio, tem como eu tirar o pedigree?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um beagle de 10 meses, como faço para conseguir o pedigree dele?

    ResponderExcluir