![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiY20XqINkfAEQ3yrtBRg9LvXhLeZdusv4M3C98T02Z1SW3xOfVjDXtqwOxgO1_-39MyLYDPl9V3a3TYwEeb-FnnLGEGrcO1UqNjGyuNrRcEjjRcXCNyLt3QmfecI21dHowC8SdT1QPOcU/s320/Mauro.vet.jpg)
Dr. Edson Mauro N. da Cunha
CRMV – 0630
Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Primeiros Cuidados com Cão
CRMV – 0630
Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais
Primeiros Cuidados com Cão
A chegada de um bichinho de estimação na família é sempre uma festa, todos ficam felizes e radiantes com o novo membro da casa. Mas, para que essa felicidade dure muito tempo, são essenciais alguns cuidados básicos que começam desde cedo.
Aqui vão algumas dicas para você cuidar bem do seu filhote:
Adaptação
Este filhote está acostumado a viver entre seus irmãos, portanto nas primeiras noites ele irá chorar. Pedimos que, se não quiserem que o cão adulto durma na cama, não deixe o filhote dormir porque será impossível explicar que, quando filhote pode, quando adulto não. No máximo, coloque-o para dormir em uma caminha ao lado da sua e, durante a noite, se ele chorar, acaricie até que ele se sinta seguro novamente. Ensine as normas da casa desde cedo, pois o cão deverá se acostumar a sua rotina e faça com que todos na casa sigam as mesmas normas.
Nutrição
Uma nutrição adequada é um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro. Sempre administrar ração comercial de boa qualidade, pois esta contém todos os nutrientes essenciais tanto em quantidade como qualidade. Nunca fornecer restos de refeições, doces, massas, frituras e gorduras.
Tabela Sugerida para Refeições
IDADE - HORÁRIO - REFEIÇÕES DIÁRIAS
01 A 06 meses - manhã, meio dia, tarde e noite
06 A 12 meses - manhã, tarde e noite
12 meses em diante - manhã e noite
Vermifugação
As verminoses são doenças causadas por parasitas, comumente conhecidas como vermes ou lombrigas, que passam uma boa parte das suas vidas dentro de nossos animais. Um animal pode se infectar ao ter contato com ovos ou larvas que foram eliminados nas fezes de um outro animal já contaminado. O uso de vermífugos deve ser iniciado durante a fase de lactação e continua após o desmame. Normalmente, até os seis meses as vermifugações são freqüentes, a cada 30 dias. Após o seis meses, o vermífugo deve ser administrado de três em três meses ou de seis em seis meses, dependendo do contato do animal com a rua.
Vacinação
Vacinação
A vacinação é fundamental a partir dos 45 dias, sendo feitas três doses de vacina polivalente (intervalo de 21 a 30 dias) e uma dose de vacina anti-rábica (120 dias). Após um ano da aplicação da última dose da polivalente e da anti-rábica é indicado o reforço anual de ambas, a cada ano, para o resto da vida. Pois, doenças como cinomose e leptospirose podem se manifestar em cães adultos. Outro ponto importante dentro da vacinação é de que essa deverá ser feita por Médicos Veterinários, pois eles têm as melhores vacinas e antes da aplicação fazem o exame clínico, certificando-se de que o animal está apto para receber a vacina.
Leve seu filhote ao veterinário de sua confiança ou ao indicado pelo criador, para que ele adquira sua caderneta de vacinações.
Banho
Recomenda-se um banho a cada 15 a 20 dias, isto depende do local onde o animal vive. Sempre utilizar protetores de ouvido, local não escorregadio e banho no horário mais quente do dia. Use xampu próprio para cães e seque bem com toalha e secador.
Limpeza dos Ouvidos
Limpeza dos Ouvidos
Limpar os ouvidos do animal pelo menos duas vezes por semana, com produtos próprios, específicos para prevenir a inflamação dos condutos auditivos (otite).
Os Dentes
O filhote deverá trocar todos os dentes de leite pelos definitivos até os seis ou sete meses de idade.
Até que essa troca se complete, ele irá procurar coisas para morder. Existem muitas opções de mordedores em pet shops, escolha a que melhor se adapta ao seu filhote e incentive-o a morder apenas aquele objeto.
Não deixe que ele morda sapatos ou tênis velho, pois ele não saberá distinguir o velho do novo e você poderá ficar sem a ponta dos seus sapatos e os cadarços do seu tênis.
Segurança
v Não deixe ao alcance do seu filhote, objetos pontiagudos que ele possa se ferir ou engolir;
v Retire materiais tóxicos de lugares onde ele tenha acesso;
v Não deixe a porta da rua aberta, seu filhote não sabe o perigo que ele corre se sair de casa sem você;
v Caso o filhote necessite permanecer sozinho dentro de casa, o aconselhável é que ele tenha um espaço somente para ele, sem nenhum objeto para lhe causar mal; e
v Tenha cuidado para que ele não roa fios elétricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário