quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reportagem da Edição - Boxer, um campeão!






Boxer

Sensacional! Elegante, forte, equilibrado, inteligente, dócil, adora as crianças e a família. Tem notável desempenho nas ações de guarda e sabe muito bem diferenciar os estranhos dos bem vindos. Realmente completo.

Essas são algumas das qualidades do Boxer citadas pelos criadores, especialistas e amantes dos cães.

O Boxer, desenvolvido na Alemanha para atuar como guarda das famílias de soldados que iam para guerra, em pouco tempo tomou espaço e ficou admirado em todo o globo. Hoje, é uma das raças mais registradas no mundo.

Fora as qualidades supracitadas, o Boxer não tem cheiro e adapta-se a qualquer ambiente e dono. Sua grande exigência é estar perto da família. O Boxer deve ser criado ao redor das pessoas, já que é obediente e sociável, quando devidamente educado.

A Sra. Sara Mussi, amante da raça, cria um belíssimo Boxer em São Paulo, no apartamento, o Ziggy. A DE RAÇA perguntou a ela como era a convivência com um cão desse porte em apartamento.

“Desculpem-me, mas o Boxer não é um cão, é um Boxer! Como dizia um velho criador italiano, é um raio de sol que exprime alegria e vontade viver, é cordial e sereno com a família humana e com os amigos. Precisa do contato físico com o dono para poder exprimir totalmente as suas características de companheiro, defensor e guardião. Adapta-se muito bem à vida em apartamento desde que tenha a possibilidade de se movimentar, correr e brincar, pois é um cão que necessita de grande atividade física. Um Boxer que vive em apartamento precisa sair pelo menos 3 vezes por dia para passeios que durem de 40min a 1h. O Boxer, mais do qualquer outro cão, nunca será feliz se não puder desfrutar da companhia do seu parceiro humano, por isso o meu conselho é: quem não tiver tempo ou vontade para se dedicar à ele como se deve é melhor que procure uma outra raça, por outro lado, aqueles felizardos que um dia tiveram a sorte de encontrar o Boxer, nunca poderão viver sem ele.
Tudo o que disse acima é pra reafirmar que o Boxer não pode viver uma vida feliz senão a estreito contato com o seu humano, que seja em apartamento ou em casa. Não é um cão, repito, é um Boxer!
Então, quem tiver a disponibilidade de dedicar-se à ele, não tenha medo, ele viverá muito feliz em apartamento.
O Boxer é um cão muito limpo, seu pelo curto facilita muito os cuidados higiênicos.
Quanto ao cheiro, o segredo está em manter sua cama e os seus panos (lençóis, cobertas, etc) sempre limpos. Eu troco os panos dos meus cães dia sim dia não.
Todas as noites, depois do ultimo passeio, encho a pia do banheiro com água morna, coloco 1 colher de sopa de vinagre de maça e com um daqueles panos que se usam na pia da cozinha dou uma boa passada dos pés à cabeça. Desta forma evito os banhos freqüentes e os mantenho sempre limpos e cheirosos.
Quanto às necessidades fisiológicas, um filhote de 4 meses com certeza já terá aprendido a fazê-las fora se tiver sido corretamente educado. Ziggy, o meu macho, com 4 meses começou a nos acordar pontualmente todas as noites às 3 horas da manhã porque precisava descer para fazer xixi. Hoje nós moramos em casa, mas ele não faz sequer um xixi no jardim. Temos que levá-lo para passear de três a quatro vezes por dia.
Gostaria de precisar uma coisa. Para se ter cães educados e disposto a aprender é necessário que este tenha tido da parte do criador todos os estímulos positivos necessários para um bom desenvolvimento mental. Portanto, segue um conselho: quem estiver pensando em comprar um cão, procure um criador que se ocupe não só do desenvolvimento físico, mas também do desenvolvimento mental dos sujeitos que colocam à venda”.

Alimentação do Boxer:

O Boxer fica atento às pessoas o tempo todo. Muitas vezes tem pouca atenção para comida. se deixar, come um pouco apenas e desvia sua atenção para outras coisas. Por isso, o cão deve ser alimentado na mesma hora e no mesmo local diariamente, de preferência em ambiente tranqüilo. Não é aconselhável adicionar comida caseira ou “caldinhos” à ração. Isso pode desregular o sistema digestivo, além de deixá-lo mal acostumado. Deixe sempre uma vasilha com água limpa e fresca à disposição do cão.

As rações do tipo “Premium” e “Super Premium”, de origem confiável, são as mais indicadas. Estes produtos são balanceados e nutrem seu Boxer de forma eficaz. Recomenda-se seguir as instruções de uso nas embalagens, observar sempre se as fezes do animal estão firmes e consistentes, observar se a aparência do cão está saudável, com carne suficiente para não deixar as costelas aparecendo e observar se a pelagem e os olhos estão brilhando. Mantenha sempre o veterinário informado sobre alterações nas fezes e no comportamento.

Guarda e Companhia:

Companheirão. O Boxer é um grande companheiro. A maior alegria para um Boxer é poder estar perto dos donos. Por isso, apesar de ser um cão de guarda, o Boxer não gosta de ficar sozinho no quintal ou no jardim, isso o deixa triste.

A raça foi desenvolvida para guardar a família. Independente do tamanho do ambiente em que é criado, seja apartamento, casa, sítio ou fazenda, é ao lado da família que o cão sente-se bem e atua como um Boxer.

Por tratar-se de um cachorro sociável, inteligente e fácil de educar, o Boxer pode estar sempre entre as pessoas. Além do mais, não tem cheiro. O Boxer é limpo. Banhos esporádicos, com xampu neutro ou água apenas são suficientes para mantê-lo limpo. Recomenda-se uma escovação semanal para remover pêlos velhos e deixa-lo macio, sedoso e brilhando.

A capacidade de comunicação que os Boxers têm com os seres humanos é prazerosa e surpreendente. Só faltam falar. Sabem pedir tudo que querem: carinho, comida, sair para passear, brincar, etc. Além de chamar para mostrar qualquer coisa diferente. São realmente presentes nas rotinas, hábitos, enfim... Na vida da família.

O Boxer é muito cuidadoso com as crianças pequenas e apresentam um notável desempenho ao protegê-las. A raça também é conhecida como “cão babá”. Sempre alegre nas brincadeiras, dócil nos momentos de carinho e muito equilibrado e determinado nas ações de guarda e proteção.

A guarda da família é o ponto mais forte da função de guarda do Boxer. Sua preocupação com a família é nítida e ativa 24h por dia. O Boxer fica o tempo todo “ligado” em cada membro da casa. Onde estão, o que estão fazendo e o que está ocorrendo dos lados. Sabem distinguir com equilíbrio e serenidade quem são as pessoas bem vindas, como os amigos, convidados e outros. Porém, inibem o avanço de estranhos que rondem a família. Pessoas com movimentação e/ou fala suspeita, ou ainda qualquer outra coisa fora da normalidade.

Um comentário:

  1. Ótima matreria e de fato notavel verdade nas palavras acima , estou a poucas horas com minha BOXER Pérola e educada , de um comportamento adimiravel chegou já foi se adptando com hambiente e família emocionante, esta raça é show, parabésn a todos que contibuirao para esta matéria sobre a raça

    ResponderExcluir